segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Por quê "Bruxos-Ninjas"?


Amigos que já me conhecem como Ficwriter certa vez me perguntaram por que resolvi ambientar as histórias em um universo de situações nas quais o Ninjutsu é praticado pelos nossos bruxinhos "Inseparáveis". Na verdade, primeiro julguei que o condicionamento físico serviria para que Harry conquistasse o respeito daqueles interesseiros Dursley e também ficasse um pouco mais conformado e passasse a aceitar melhor a perda de Sirius. Depois daquilo, a prática de artes marciais passou a ser um trunfo contra a Ordem das Trevas porque, segundo as palavras do próprio Mason, eles consideram-nas "bobagens de trouxas", embora hajam exceções, vistas nas Fics. Isso dá o primeiro tom de "Harry Potter e o Olho de Shiva", onde a AD recebe instruções para, se necessário fosse, tornarem-se a última linha de defesa de suas famílias. Além disso, vemos também o desenvolvimento espiritual e a tomada de posição, por parte de vários personagens, antes considerados trevosos, sendo que o principal deles é o próprio Draco Malfoy. O ponto culminante é o despertar da Terceira visão dos Inseparáveis, durante o combate contra os Death Eaters em Azkaban, quando o feitiço "Olho de Shiva" é invocado, quase matando Voldemort. A despedida em King's Cross e um insólito acontecimento no Ministério da Magia fecham essa Fanfiction. Posteriormente, durante as férias de verão, vemos que duas jovens sonserinas acabam por viajar para o Brasil e, aqui, são confrontadas com aconteimentos que fazem-nas questionarem suas convicções e tomarem partido definitivamente, para os acontecimentos que virão. Essa Fic, intitulada "As Férias Secretas", é de censura "NC-18" ou seja, imprópria para menores, devido ao seu conteúdo mais adulto, havendo um diferencial em relação aos livros, pois ela foi escrita antes da publicação de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e, na época, não ficava claro se "Blaise Zabini" era uma garota ou um garoto, já que Lia Wyler, a tradutora, traduziu seu nome como"Blas", em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Decidi, então, optar por retratar o personagem como uma garota "Lesbian-Chic", descendente de italianos. Quando o sexto livro foi publicado, retratando-o como "Blásio, um garoto negro, de malares salientes", já não havia jeito, pois mudar o sexo ou a etnia da personagem comprometeria todo o "continuum" da série.


Então, ao final da Fic, na qual há os primeiros informes sobre a aliança entre Voldemort e Osama Bin Laden, é feita a citação a um irmão gêmeo, chamado "Blasius", que tem uma participação mais ou menos importante na Fic seguinte, "Harry Potter e o Legado de Avalon", passada no sétimo ano e culminando com o combate final entre Harry e Voldemort, embora outras aventuras ainda ocorram, antes do final da Fic. No último capítulo, vemos as esposas de Harry, Draco e Neville entrando em trabalho de parto ao mesmo tempo (só mesmo com elas isso aconteceria). Obviamente que há elos com mitologia, misticismo e segredos de várias Ordens e culturas, bem como o noivado de Harry e Gina e a primeira vez do casal (Mais do que isso eu não conto. Leiam a Fic, please).
Mas, se pensam que as aventuras terminaram por aí, enganaram-se. Dez anos depois da formatura, nossos Bruxos-Ninjas enfrentam um novo mal, na forma do Círculo Sombrio e seus líderes, "Sombra & Escuridão", fatos narrados na Fanfiction "Harry Potter e o Círculo Sombrio".
Mais aventuras e perigos, abordando temas de relevância, tais como o combate ao tráfico de drogas e órgãos, bem como referências a vários elementos de cultura geral, além de situações inusitadas (Tipo, por exemplo, Harry Potter pousar um ônibus espacial).
E qual é o papel das artes marciais nisso tudo, além de prover a eles mais meios em combate?
A resposta está implícita, nossos heróis não são simplesmente distribuidores de porradas e verdadeiras aranhas humanas (Embora seu nível seja superior ao de atletas olímpicos e sua força seja a de vários homens). Eles assimilaram, principalmente, o aspecto filosófico e o de elevação espiritual, o que possibilitou a todos o domínio de seu próprio Ki (Energia Espiritual), ao ponto de desenvolverem o "Bukujutsu" (Técnica da Dança do Ar), com o que são capazes de proezas tais como correr por paredes verticais como se estivessem no chão, equilibrarem-se em lugares impossíveis, etc. E todas essas capacidades são postas à prova quase que o tempo todo, como também podemos ver em "Harry Potter e o Estigma da Serpente" (Em andamento, ainda sem capa), para a qual prometo muitas novas emoções e a revelação de vários segredos, ligando as pontas que foram propositalmente deixadas soltas desde o início, no melhor estilo "Arquivo-X", onde uma pergunta é respondida bem mais adiante, tipo, "Por que Harry mudou de aparência no combate final contra Voldemort e também anos depois, em um momento de grande fúria?" Ou, também, "Finalmente saberemos o que Dumbledore ainda não disse", coisas assim.
Então, havendo interesse, as Fics estão lá, para quem estiver a fim de ler, no Floreios & Borrões (http://fanfic.potterish.com) e no Nyah! Fanfiction (http://fanfiction.nyah.com.br). Procurei dar o meu melhor e prometo, no mínimo, uma leitura interessante. Até a próxima.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Equívoco de Rei Hiroe II

No volume 005, o autor faz descrições de várias armas, com comentários sobre seu design, funcionamento e facilidade ou não para reproduzir seu desenho. Porém, sou de opinião que ele foi totalmente infeliz ao referir-se à Pistola Imbel como uma "imitação barata da Colt 1911 M1A1", como podemos ver na ilustração, mas com o que não concordo, de forma alguma.

A referida pistola não é uma "cópia barata", mas sim um modelo fabricado em Itajubá-MG, sob licença da Colt, tendo o processo sido iniciado com uma conversão das pistolas originais, em calibre .45 ACP, para o 9 mm Parabellum, de dotação das Forças Armadas e Auxiliares de nosso país. Depois disso, a pistola passou a ser toda ela fabricada em Itajubá, em ambos os calibres, o primeiro visando competições de Tiro Prático, com um belo design em "saia-e-blusa" (chassis em oxidado preto-fosco e Inox). Embora eu, pessoalmente, prefira as Berettas, devido à sua empunhadura mais robusta e melhor (a meu ver) distribuição de peso, a Imbel está longe de ser uma arma ruim ou de segunda categoria, mesmo que sua operação seja um pouco mais complicada, devido à tecla de segurança na parte posterior da empunhadura, que deve estar pressionada para que o gatilho possa seguir todo o seu curso. Isso requer que o atirador coordene bem a pressão, a fim de evitar a "gatilhada" e, conseqüentemente, o desvio da trajetória do projétil. Essa pistola encontra-se em operação, em unidades do Exército no Rio de Janeiro, sem que seja objeto de reclamações.
Portanto, concluo reafirmando que discordo da opinião de Rei Hiroe, ao menosprezar uma boa arma, tachando-a de "cópia barata". Creio que ele, ao contrário de mim, não deve ter atirado com ela, a fim de comprovar sua eficácia.

Equívoco de Rei Hiroe




Como fã e colecionador de alguns títulos de Mangá, acabei lendo "Black Lagoon", de Rei Hiroe. A história apresenta-nos um simpático grupo de contrabandistas no Sudeste Asiático, composto por Dutch, um ex-Marine negro de quase dois metros, Revy, uma esquentada garota sino-americana, exímia atiradora e apelidada "Two-Hands", por conseguir atirar com as duas mãos ao mesmo tempo, Benny, um gênio da informática salvo por Revy de ir dormir com os peixes e por fim, Rock, um ex-executivo de uma empresa do Japão, traído pelos seus patrões e que juntou-se ao grupo. Em Roanapur, um perigosíssimo porto da Tailândia, eles vivem várias aventuras, transportando todo tipo de encomendas e, como eles mesmos dizem, burlando a lei para sobreviverem.

Eles convivem e trabalham com a Tríade, a Máfia Russa e toda espécie de bandidos, naquela Tortuga contemporânea, desde mercenários, ex-guerrilheiras das FARC, um casal de crianças gêmeas romenos que sao dois assassinos psicopatas, a Yakuza, etc. Tudo, é lógico, recheado de generosas doses de sangue, pólvora, palavrões e humor negro, com a personalidade marcante das mais perigosas mulheres do planeta.
A versão em Anime está disponível (e é claro que já a possuo) e a abertura é de despertar o pirata ou mercenário que existe dentro de nós, com a agitada canção "Red Fraction", da cantora japonesa Mell. Porém, como nem tudo pode ser perfeito, o autor acaba cometendo alguns equívocos, um deles bastante grave, já que envolve um produto brasileiro, a pistola semi-automática Imbel.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Abertura

Legal, gente. Inspirado por um amigo virtual que leu minhas Fics e que resolveu referenciá-la em seu Blog, tomei coragem e resolvi fazer o meu próprio. Primeiramente quero agradecer ao amigo Daghda McBell por fazer uma referência tão detalhada em relação à Fanfiction "Harry Potter e o Olho de Shiva", que foi iniciada em 2005. A Fic foi escrita quando pensei: "Qual seria a aventura de Harry Potter que eu próprio gostaria de viver? Como ele lidaria com a perda de Sirius Black? Que trunfos ele poderia adquirir para enfrentar Lord Voldemort e seus Death Eaters? Será que não daria para ele deixar a timidez de lado e, finalmente, declarar-se para Gina Weasley?"