Uma estudante do 2º Ano Colegial, Tsukamoto Tenma, bastante alegre e meio bobinha, resolve declarar seu amor a um colega, Karasuma Ooji, um rapaz certinho, muito habilidoso e que alguns consideram até meio esquisito. Mas ele está de viagem marcada para os EUA e terá de sair da escola.
Ela resolve, então, escrever uma carta para Karasuma Ooji, expondo seus sentimentos. A carta torna-se um Emakimono (livro em forma de rolo de pergaminho), mas ela se esquece de assinar. Mesmo assim, Karasuma Ooji resolve adiar sua partida, para descobrir quem foi a autora da carta.
Para aumentar a confusão, o delinqüente da escola, Harima Kenji, também é apaixonado por Tsukamoto Tenma, desde que a salvou de ser abusada e esfaqueada por um tarado em um beco, anos atrás. Ele começa a estudar sério e acaba indo para a escola em que Tsukamoto Tenma estuda e fica na mesma classe que ela.
Coincidentemente (?) a prima mais velha de Harima Kenji, Osakabe Itoko, é professora de Química na escola, em Yagami (Não seria uma cidade fictícia para lembrar de "Sagami", na Prefeitura de Kanagawa?)
O durão e briguento Harima Kenji tem uma enorme dificuldade para se declarar e a situação ainda fica pior quando ele descobre que Tsukamoto Tenma gosta de Karasuma Ooji. Ele resolve, então, começar a desenhar um Mangá, no qual coloca-se como personagem e ali expressa seus sentimentos por Tsukamoto Tenma. No decorrer da história, Tsukamoto Yakumo, a irmã mais nova de Tsukamoto Tenma, acaba tornando-se sua assistente na produção do Mangá e apaixona-se por ele, mas ele a respeita demais para aproveitar-se dela.

Outra amiga de Tsukamoto Tenma que tem uma relação meio tumultuada com Harima Kenji é Sawachika Eri, que é considerada como uma patricinha, mas que também tem muitos problemas, nos quais Harima Kenji a ajuda, tipo detonar com um Omiai (Entrevista de Casamento Arranjado). Ela briga muito com ele e só o chama de "Hige" ("Bigode", em japonês), mas no fundo gosta dele e sabe que ele gosta de Tsukamoto Tenma, mesmo que ele já tenha se declarado (por engano) para ela.
No meio disso tudo, a sempre calma e observadora Takano Akira consegue resolver várias confusões tipo quando, na praia, Sawachika Eri flagra Harima Kenji nu (Ele não estava conseguindo encontrar seu calção de banho) e ele, para evitar que ela grite e arme um escândalo, tampa sua boca. Takano Akira viu tudo e explicou a situação para a loira.
Mesmo com essas cenas meio constrangedoras, "School Rumble" é uma história na qual, tanto no Mangá quanto no Anime, quase não há "Fanservice" e muito menos "Ecchi", ainda que haja vários personagens bastante tarados, como Imadori Kyousuke, que consegue adivinhar a medida do busto de uma garota só de olhar, o que lhe rende violentas bolachas de Suou Mikoto e Lala Gonzales. No final ele acaba percebendo o quanto gostava da garota que ele mais esnobava, Ichijou Karen, que sempre foi apaixonada por ele.
No final da história, Tsukamoto Tenma vai para os EUA, atrás de Karasuma Ooji e resolve estudar Medicina, para ajudar em seu tratamento para uma rara doença que vai apagando suas memórias. Ela também descobre os sentimentos de Harima Kenji, ainda que o rapaz sequer desconfie que ela sabe. Ele alcança relativo sucesso como Mangaka, mas em certo ponto desaparece e começa a correr o mundo, reaparecendo em um reencontro da turma, que tem a finalidade de ajudar Karasuma Ooji a recuperar algumas de suas memórias, no que eles têm algum sucesso.
A história vale a pena. O Mangá pode ser lido no Unixmanga, http://unixmanga.com